Audius Aparelhos Auditivos
Identidade Visual

Audius é uma autorizada da Widex Aparelhos Auditivos® que é uma empresa familiar nascida em 1956, na Dinamarca, e que atualmente está entre os líderes na fabricação de aparelhos auditivos no mundo inteiro. Os aparelhos são comercializados em mais de 100 países, empregando milhares de funcionários e utilizando tecnologia de um nível superior, que reflete diretamente na qualidade dos produtos.

Entre os diversos produtos que se tornaram referência no mercado destaca-se o primeiro aparelho intra-auricular digital, além da exclusiva tecnologia para aparelhos sem fios. Os aparelhos garantem qualidade de som muito mais avançada, com um áudio realmente próximo ao natural.

Até o momento da criação desse projeto, era-se utilizado o mesmo nome da rede de aparelhos, Widex Bahia, e então, esse foi o desafio, criar uma marca que fosse própria e autêntica, mas trazendo os conceitos condizentes aos pilares da Widex Aparelhos Auditivos®.


Conceitos​​​​​​​

O primeiro passo foi o mapeamento de como essa marca vai ser traduzida pelo seu público e de quais sensações serão transmitidas à eles.
Informações foram colhidas através do briefing, após algumas análises chegamos aos conceitos abaixo.


Durante a Segunda Guerra Mundial os nazistas identificavam as pessoas com deficiência com uma faixa azul no braço, por considerá-las inferiores. Com o fim da guerra e o passar dos anos, a cor passou a simbolizar a opressão enfrentada pelos surdos e o orgulho da identidade surda.
Essa ressignificação do azul ficou marcada na Cerimônia da Fita Azul (Blue Ribbon Ceremony) em 1999, que lembrava os surdos que foram vítimas da opressão. Nela, o Dr. Patty Ladd (surdo) usou uma fita azul
no braço pela primeira vez como símbolo do movimento. Setembro Azul é o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira.


A tipografia utilizada como base foi a Comfortaa bold.
A estilização foi feita na espessura, deixando-o mais robusta, e arredondamento das terminações internas nas letras.
O kerning e tracking (espaçamentos das letras e suas terminações) foi ajustado, reduzido.
As letras U e I tiveram estilização para dialogar melhor com os conceitos da marca, lembrando assim as ondas sonoras.


Instagram  |  Impressos | Instagram | Printed​​​​​​​
Cliente: Audius Aparelhos Auditivos
Agência: Salva Comunicação 
Direção de arte/designer: Isabella Peixoto
Redação: Ana V. Simões 
Banco de imagens: Widex Aparelhos Auditivos®
Back to Top